CSC Advogados Associados

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS COM O BANCO: SAIBA POR ONDE COMEÇAR

A ilusão do crédito fácil aliada aos altos juros cobrados pelas instituições financeiras levam milhões de brasileiros ao endividamento todos os anos. O problema toma forma mais preocupante quando as parcelas da dívida já não cabem mais no bolso do devedor.

O ideal, entretanto, é que a pessoa busque a renegociação da dívida no primeiro sinal de descontrole financeiro. Ou seja, a partir do momento em que perceber que a dívida/parcela é incompatível com sua remuneração, procure renegociar a dívida com a instituição financeira. Veja as dicas que separamos para te ajudar a passar por este difícil momento.

#1 NÃO POSTERGUE O PROBLEMA

Especialmente quando você está inadimplente, não deixe o seu problema para depois. Os juros acabam virando uma verdadeira bola de neve, impedindo completamente que você consiga quitar sua dívida. Os bancos estão dispostos a renegociar, especialmente quando percebem que você não será capaz de cumprir o contrato.

#2 NÃO ACEITE QUALQUER RENEGOCIAÇÃO

Quando você tentar renegociar com o Banco, geralmente vão te oferecer uma primeira proposta diminuindo o valor da parcela mensal devida, mas aumentando e muito o valor da dívida total. Isso pode parecer ser um bom negócio num primeiro momento, considerando que a parcela passará a caber no seu bolso, mas aumentar a sua dívida pode ser muito negativo. Faça as contas e só assine novo contrato quando tiver certeza do que está fazendo.

#3 CONTE COM AJUDA DE PROFISSIONAIS

Caso o Banco não demonstre interesse em renegociar sua dívida, é extremamente importante que conte com a ajuda de profissionais especializados, que poderão cuidar do problema para você. São inúmeras ferramentas e técnicas capazes de forçar as instituições financeiras a oferecer condições favoráveis de renegociação da dívida.

Então, se você está com problemas com o seu banco, procure ajuda especializada! O direito não socorre os que dormem e você só ficará imerso em dívidas caso permita. O escritório Cheida, Seixas e Craus é especializado em direito bancário e referência nacional nesse nicho de atuação.

Ficou com alguma dúvida?

Artigo elaborado por Cheida, Seixas e Craus Advogados Associados – OAB/ES 20.019978-2472 – Advogados especialistas em demandas envolvendo direito bancário em todo Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Contato: (11) 95074-0490